Boa parte deste post foi escrito entre o dia 3 de setembro até o dia 5 de outubro. Já faz um bom tempo!
Bem, quando eu estava escrevendo o post coisinhas html eu comecei a listar todas as coisas que eu gostaria de aprender, porém nunca tive tempo ou dinheiro mesmo. Na postagem, eu disse que separaria essa lista e comentei que gostaria de fazer uma página estática pra ir atualizando essas coisas e ir marcando o que eu teria aprendido ou ir adicionando mais coisas. Porém, como essa lista ganhou um tom muito mais explicativo, eu decidi deixar como postagem mesmo, e aí o que eu faria seria uma lista no listography com tudo o que eu quero aprender, sem a parte da explicação de cada coisa. Acho que assim fica mais prático. Então vamos lá a minha listinha:
- Aprender a fazer crochê. Tenho as linhas e as agulhas em casa, porém nunca fiz curso, nunca tive alguem para me ensinar e não consegui continuar aprendendo através da internet, além do fato de que sou uma negação para qualquer coisa artesanal, então acredito que seja duas vezes pior para eu aprender (mas ainda quero dar uma chance).
- Aprender a tocar algum instrumento, especialmente bateria. Eu tenho um violão e um teclado em casa, então sei o básico dos acordes nesses dois instrumentos, apesar de não saber tocar 100%. No caso desse post eu tive em mente a bateria, que é um instrumento que eu nunca nem encostei na vida, mas que me gera muita curiosidade. Menção honrosa a violino (quem sabe um dia?).
- Aprender a falar outras línguas, com destaque para francês e italiano. Eu já sei muito do inglês, apesar de não me considerar fluente, mas pelo menos é uma língua que sempre tive contato, portanto consigo me virar com ela. Por isso gostaria de aprender outras, e francês e italiano são línguas tão legais que eu nunca nem imaginei falar, mas recentemente se tornou um interesse maior meu. Um adendo a LIBRAS que é algo que eu gostaria muito mesmo de aprender e pretendo fazer curso algum dia.
- Aprender a andar de patins (+ patinação no gelo). Não, não sei andar de patins! Mas pelo menos sei andar de bicicleta, e por incrível que pareça é algo se tornando bem raro hoje em dia, pelo menos a maioria dos meus amigos que são mais ou menos da minha idade não sabem bulhufas sobre andar de bicicleta. De patins eu sempre tive um tiquinho de medo, ainda mais quando o patins é daqueles das rodinhas todas enfileiradas, mas gostaria muito de aprender. Fazendo menção também ao skate, que eu andava bastante durante a infância dentro de casa, mas morria de vergonha de andar em público, e quando cresci acabei não andando mais, então meio que desaprendi. Quero reaprender e quem sabe fazer essas coisas em um parque ou mesmo pelas ruas.
- Aprender a fazer pequenos reparos em casa. Esses dias fiquei pensando sobre morar sozinha (sim, ainda moro com meus pais, é difícil ter casa própria em 2025 ainda mais estando na faculdade) e pensei que eu não sei nada sobre morar sozinha. Não sei trocar uma lâmpada, não sei mexer com fiação elétrica, não sei trocar resistência do chuveiro, não sei nada sobre infiltração, enfim: coisas sobre a estrutura da casa. Comecei a pensar sobre isso por ter visto relatos de mulheres que, por não saberem dessas coisas, chamavam profissionais para resolver o problema e, por serem mulheres morando sozinhas, eles cobravam mais caro pelo serviço. Claro que isso não é a regra e existem mais pessoas honestas do que desonestas, mas acho que odiaria ser passada para trás dessa maneira só por não saber de algo.
- Aprender a dançar. Como boa brasileira eu só sei remexer o básico, mas gostaria de verdadeiramente saber dançar algumas coisas, tipo forró, samba, funk, até mesmo kpop que eu gosto bastante das coreografias.
- Jogar xadrez ou jogos de cartas num geral. Mas mais xadrez, e saber as regras do jogo e conseguir jogar uma partida.
- Assobiar. Até hoje não aprendi. Menção honrosa a a enrolar o R. Sabe quando as pessoas falam bem enrrrrrrrolado? Não sei fazer isso. Acho que preciso de um fono, pois eu tinha certos problemas com isso por causa da minha arcada dentária e, quando bem criancinha, até cheguei a fazer acompanhamento com fono, mas não sei dizer por que parei. As duas coisas devem ter relação.
- Aprender a dar estrelinha.
- Aprender regras de futebol ou regras de como um esporte específico funciona (tipo vôlei, tênis de mesa ou ginástica olímpica, que são esportes que eu especificamente gosto muito).
- Aprender a me maquiar direito. Só sei o básico e olhe lá, e quase nunca consigo acertar meu tom pro corretivo.
- Aprender a dirigir. Chega de transporte público, pelo amor de deus! Ou aprender a pilotar moto. Porém não queria gastar rios de dinheiro em autoescola, então estou esperando o governo soltar oficialmente o lance de não ser mais obrigatório pra eu ir atrás disso.
- Aprender a soltar pipa.
- Aprender a cozinhar. Tipo, eu sei fazer bastante coisa na cozinha, já fiz bolos, caldos, tortas salgadas e outras coisas, e tudo sempre ficou bem gostoso, mas eu queria aprender receitas que eu soubesse de cabeça, sabe? Como quando você faz arroz automaticamente porque você já lembra o passo a passo, até porque é bem simples de fazer. Eu queria saber cozinhar coisas um pouco mais complexas de cabeça sem ter que ver receitas na internet, e gostaria de cozinhar mais coisas do que eu já cozinhei.
- Aprender a cuidar de plantinhas. Porém eu gostaria de desenvolver essa questão melhor num post futuro (que eu já comecei um rascunho).
- Aprender a cuidar do meu espiritual. Não sei se eu começaria a seguir alguma religião, mas gostaria muito de adotar práticas espirituais, como usar velas, fazer limpezas e essas coisas que cuidam do espírito.
Por enquanto só consigo pensar nisso. Tenho muitas outras coisas que gostaria de aprender, com certeza, afinal tem mais coisas que eu não sei do que coisas que sei, sem querer parafrasear a música da Danni Carlos. Mas além de coisas que eu quero aprender, também já tem as coisas que aprendi ou andei aprendendo. Aqui vai uma lista bem mais simples do que a outra, porque acho que não tem muito o que explicar sobre.
- Estou aprendendo coreano, japonês e chinês, infelizmente pelo Duolingo (#TodosContraIA), mas gostaria de fazer curso ou aprender por outros lugares (aceito recomendações!)
- Aprendi a catalogar com linguagem MARC (era o que eu mais queria pra esse ano)
- Estou aprendendo a meditar (apesar de ser muito difícil de manter a concentração)
- Estou aprendendo a me cuidar mais
- Estou aprendendo (na marra e no freestyle) a fazer fórmulas complexas no Excel. Porque eu adoro planilhas.
- Estou aprendendo como é meu estilo (de roupa, de cabelo, coisas que gosto de usar, etc.)
- Estou aprendendo a organizar viagens em grupo. Mas isso pode virar assunto para outro post.
UPDATES 14/11: Eu larguei um pouco o chinês e japonês do Duolingo e infelizmente agora só estou fazendo o coreano todos os dias mais pra manter a ofensiva. Eu realmente queria um curso online gratuito que fosse verdadeiramente bom pra aprender essas línguas, snif. Além disso, o item 7 foi concluído pois eu consegui viajar! E quero muito trazer como foi essa viagem numa postagem aqui.


Nenhum comentário:
Postar um comentário