Para explicar essa campanha, preciso explicar o motivo pelo qual ela começou. Vocês sabiam que algumas crianças realmente já mandaram uma cartinha pro papai noel através dos correios? Eu me lembro de já ter feito uma cartinha ou outra quando era bem pequenininha, mas o que acontecia era de eu dar a carta pros meus pais e eles comprarem o presente. Eu não sabia, mas algumas crianças chegam realmente a tentar mandar pelos correios, e os funcionários das agências ficavam muito comovidos com as cartinhas, acredito que muitas crianças tinham condições financeiras ruins e viam no papai noel esse ser mágico que poderia dar a ela qualquer coisa que ela desejasse, e acredito também que muitos dos presentes pedidos nessas cartas deveriam ser coisas tipo "dá um emprego pra minha mamãe" ou pedindo saúde a algum parente muito aodoentado. Fato é que os funcionários deveriam ficar sem saber o que fazer, afinal como enviariam uma cartinha ao próprio velho noel? Foi daí que surgiu a Campanha Papai Noel dos Correios, uma forma dessas cartinhas encontrarem um papai noel que possa atender o pedido dessas crianças.
A campanha recebe cartinhas de crianças de toda a sociedade, mas também convida alunos da rede pública a escreverem suas cartinhas e mandarem para o papai noel pelos correios numa espécie de parceria com as escolas. No site da campanha, diz que a intenção é incentivar a escrita e leitura entre as crianças, mas também acaba promovendo a gentileza e boas ações comunitárias. Basicamente, você acessa o site e tem acesso a todas as cartinhas recebidas. Você pode escolher uma cartinha baseado na cidade em que você mora (você não pode doar para pessoas fora da sua cidade) e na qual mais tocar o seu coração. Quando você adotar uma cartinha, é só você comprar o presente pedido nela, embrulhar, colar a etiqueta dos correios e entregar no ponto de coleta de sua preferência. Você também pode verificar quais são os correios que são pontos de entrega através do site.
Explicado a campanha, sinto que preciso esclarecer alguns pontos:
- Sim, vocês encontrarão cartinhas que não foram escritas por crianças. Há diversas pessoas adultas que são pessoas com autismo ou alguma outra deficiência que também mandam cartinhas, muitas vezes escritas por outro adulto que é responsável por essa pessoa.
- Terão cartinhas escritas por adultos mas no nome de recém-nascidos e bebês de até um ano. Muitas dessas cartas pedem por itens para bebês, como roupinhas, mamadeira, móbiles, entre outros.
- Sim, tem pedidos que são extremamente específicos escritos por uma criança de até 8 anos. Às vezes na carta o presente que ela quer é uma "SMART TV 4K Led 65 polegadas", e tá tudo bem. Acho que aqui cabe esclarecer isso porque muitas pessoas podem enxergar isso como uma pessoa se aproveitando do meio para ganhar presentes de graça. Entretanto, vamos ter em mente alguns pensamentos:
- Essa criança pode ter ouvido os pais conversarem sobre um certo item que eles gostariam de ter em casa e fez o pedido baseado nisso;
- Essa criança pode não ter objeto x em casa e dar falta dele. No exemplo da televisão que eu dei, às vezes é uma criança com autismo e que tem hiperfoco em telas (em uma das cartas que eu li apareceu isso, mas o presente pedido era um tablet) e por isso o pedido "inusitado";
- Às vezes a criança não sabia o que pedir e pediu uma opinião aos pais;
- Será que o pedido é realmente esquisito? Você, sendo uma criança, podendo pedir o que quiser porque é o papai noel e ele te daria qualquer coisa, iria desperdiçar uma oportunidade dessas?
- Você adota a cartinha que desejar, então tudo bem você não escolher essas e escolher uma que o pedido de presente é material escolar ou roupa, por exemplo. Portanto, não se preocupe enquanto outras cartinhas que podem parecer "estranhas".
É importante que vocês acessem o cronograma de adoção de cartinhas disponibilizado no site para que não percam o prazo. Decidi compartilhar isso porque, enquanto eu lia as cartinhas para ver se eu poderia adotar alguma, eu fiquei muito comovida e emocionada com algumas que eu li, além de outras super fofíssimas com que eu me deparei. Fiquei com o pensamento de que, se eu pudesse, eu adotaria todas e daria todos os presentes pra essas crianças e famílias, mas como eu poderia no máximo do máximo adotar duas, minha ação vai se expandir no compartilhamento dessa descoberta agridoce. Agridoce porque, ao mesmo tempo que fiquei feliz em saber que essa campanha existia, eu fiquei extremamente triste pensando em todas essas crianças que às vezes ficam sem presente no Natal, e que às vezes não ter o que comer ou não ter uma cama pra dormir é uma realidade comum no dia a dia delas. Sei que nem todo mundo tem a condição de comprar um presente ou de enviar algo pelos correios, mas acho que só de compartilhar isso já faz com que outras pessoas que podem ajudar conheçam, porque eu mesma não conhecia essa campanha antes.
Estarei deixando o link aqui mais uma vez (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php), e se alguém que ler isso aqui tiver alguma dúvida acerca da campanha, podem perguntar nos comentários. Eu não sei de absolutamente tudo sobre, mas posso ajudar caso precisem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário